Criação vs Companhia

Sempre que recebemos mensagens de pessoas interessadas em nossos bebes, perguntamos: QUER UM FILHOTE PARA COMPANHIA OU CRIAÇÃO? 

Agora entenda um pouquinho porque: 

 

"Meu cão é de companhia "

Eu comprei meu cão para companhia, paguei um preço justo, por um cão dentro do padrão da raça, de uma linhagem de sangue muito boa e de um canil responsável e ético, mas com certeza não é um cão para reprodução ou exposição. Não paguei por isso, um cão para esse fim (padreadores e matrizes), tem um preço muito acima das minhas possibilidades, e principalmente, por que não era esse meu objetivo quando comprei meus filhos. 

Criação não é para amadores Não tenho conhecimento suficiente para realizar essa reprodução, não entendo nada de mapeamento genético, linhas de sangue, características desejáveis, doenças hereditárias, e tantas outras coisas. Criar não se resume somente a realizar um cruzamento, seja por monta natural ou inseminação artificial, um parto normal ou uma cesariana. Sei que a gestação canina é um processo difícil e complicado, não vejo necessidade de fazer minha filhota linda, gorda e gostosa passar por isso. Não quero e não vou lidar com as complicações que podem advir de uma gestação e um parto.

 Pergunto se me perdoaria se ela tivesse uma complicação qualquer que a levasse a óbito. A resposta é NÃO! E se ainda tivesse a disposição de passar por tudo isso, tivesse estudado tudo, me informado sobre tudo, tivesse o melhor acompanhamento do mundo, sei que a genética não é uma ciência exata. Eu conseguiria sacrificar um filhote de minha bebe que nascesse com um problema genético grave? Eu não saberia como lidar com isso. Respeito e admiro o amor e a paixão dos criadores sérios e responsáveis 

Os criadores têm a minha mais profunda admiração, passam por alegrias incríveis mas por tristezas profundas e continuam na sua jornada. Tem mais cicatrizes no coração do que eu suportaria. Já vi criadores maravilhosos sofrerem por um parto mal sucedido, já vi criadores correndo para o veterinário com o risco de perder mãe e filhotes pelo fato da cadela começar a ter um parto natural, na hora errada, apesar de todo o acompanhamento realizado. Já vi as lagrimas nos olhos deles quando, devido a uma mastite totalmente inesperada da mãe, o leite tóxico envenena e mata os filhotes. Vi filhotes que nascem tão pequenos que precisam de um milagre para sobreviver, e esses criadores ficam 24 horas ao lado deles, alimentando, massageando e lutando. 

 

A saúde e bem estar dos meus filhos está acima de tudo Câncer de útero, piometria, câncer nos testículos, doenças venéreas, gravidez psicológica, mastite, meus amados estão livres disso…castrados e felizes. Nenhum dinheiro, nenhuma tortuosa necessidade emocional de continuidade, ter filhos dos meus filhos, nada, nada mesmo justificaria colocar meus bebês em risco. Para o dinheiro, temos o trabalho, e para as neuroses, o psicólogo, a terapia, o psiquiatra. Mas não meus cães…eles não merecem isso.

 

 

 texto retirado do blog sabedoriapet